6 cuidados que você deve ter com a saúde do seu pet

Os animais de estimação são nossos companheiros, amigos e têm um amor praticamente incondicional. Logo,  devem ser tratados com amor, respeito e responsabilidade, assim como sua saúde merece toda a atenção.

Confira, então, seis cuidados fundamentais para garantir a saúde do seu pet.

1. O veterinário e o passeio

Os cuidados com a saúde do animal mais óbvios são extremamente importantes e não devem ser negligenciados sob hipótese alguma. Levar ao veterinário, por exemplo, em caso de qualquer suspeita, e ter todas as vacinas em dia, é tão importante para eles quanto para nós.

Levar para passear também não é uma preocupação que é só para o bem-estar dos cachorros. Alguns deles se sentem mais confortáveis fazendo as necessidades na rua e muitas vezes se seguram até o momento do passeio. Negligenciar o horário de passear pode gerar problemas, não somente de qualidade de vida, mas até mesmo situações sérias, como infecções urinárias.

2. Higiene

A tosa, por exemplo, é uma preocupação que vai muito além da estética. Os pelos em excesso podem fazer com que o animal sinta bastante calor. Falando nisso, é preciso tomar cuidado também com a temperatura do chão ao levar o cachorro para sair. Um asfalto muito quente pode queimar a patinha. Além disso, tanto em cães como em gatos, aparar as unhas, de preferência com o auxílio de um veterinário, ajuda a protegê-los.

3. Os banhos

Os banhos, assim como escovar os dentes com pastas especiais, são uma forma de deixar o animal limpo, diminuindo os riscos de infecções e outros problemas do tipo. Isso é ainda mais importante no caso de aparecimentos de pulgas e carrapatos, que infelizmente são bastante comuns. Ficar sempre atento a esses problemas é fundamental para a saúde dos animais já que, por se tratarem de parasitas que chupam o sangue, podem causar doenças graves.

4. A alimentação 

Assim como para nós, a alimentação é um dos cuidados fundamentais para a saúde do animal de estimação. Existem diversos tipos de ração, específicas para o tamanho e a idade do animal, e elas devem ser respeitadas. Dar um pouco da nossa comida, especialmente para os cachorros, é muito tentador, pois os deixa bem felizes. Mas é preciso tomar certo cuidado, já que alguns alimentos podem fazer mal à saúde dos bichinhos.

5. A água

A água também é bastante importante. Os animais devem beber  água, de preferência, filtrada. Gatos normalmente, não gostam muito de beber água, por isso, colocar um pouco na vasilha com a comida, pode ajudá-los a se manter hidratados. Além disso, assim como na comida, as vasilhas devem estar sempre limpas e os restos da comida devem ser recolhidos. Isso é importante para evitar que apareçam insetos ou mesmo bactérias e fungos.

6. A soneca

Assim como para nós, hábitos de sono também são importantes para manter a saúde dos animais. É comum que eles sejam colocados para dormir fora de casa, ou mesmo em varandas e isso pode ser bem prejudicial. Em primeiro lugar, para a sua saúde, já que as baixas temperaturas da madrugada podem deixá-los doentes, em segundo lugar, a exposição ao mundo pode causar riscos de lesão ou até mesmo furto.

Fonte/Créditos: Livraria Florence

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *