Com honras! Cão-bombeiro Barney é cremado em SC

Cachorro morreu em serviço durante busca por pessoa desaparecida em rio no Sul catarinense. Em fevereiro, o animal ajudou na procura por vítimas em Brumadinho (MG).

Resultado de imagem para BARNEY
Animal foi cremado. Cinzas ficarão com o soldado Luciano Rangel, com quem ele formava dupla

No momento, o bombeiro militar Rangel está recebendo acompanhamento psicológico e foi afastado de suas funções de busca e resgaste. Quando voltar a atuar, seu novo cachorrobombeiro será enviado para treinamento. A instituição americana responsável tem “histórico positivo de busca”.

Homenagem ao Barney feita na manhã desta segunda-feira — Foto: Mateus Castro/ NSC TV
Homenagem ao Barney feita na manhã desta segunda-feira — Foto: Mateus Castro/ NSC TV

O labrador Barney, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, recebeu as últimas homenagens na manhã desta segunda-feira (6) em São José, na Grande Florianópolis.

Homenagens e emoção marcaram a despedida do cão Barney, de busca e resgate do Corpo de Bombeiros Militar de SC, nesta segunda-feira, 6, em São José. O cão, tutoreado pelo soldado Luciano Warth Rangel, morreu na última sexta-feira, 3, em missão de busca em um rio de Içara.

Resultado de imagem para BARNEY

“Este é um momento triste, mas também de reconhecimento e homenagem ao trabalho dos militares com os cães da corporação”, afirmou comandante-geral do CBMSC, coronel Edupércio Pratts.

O cão foi localizado no domingo (6) em um rio de Sangão, no Sul catarinense, após quase dois dias de buscas. Ele tinha 2 anos, atuava em resgate de pessoas nas mais variadas situações.

Cerimônia ocorreu em São José na manhã desta segunda-feira — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Barney estava lotado batalhão em Lages, na Serra catarinense, mas atuava em salvamentos em vários pontos do estado.

O acidente ocorreu na quinta-feira (2), durante buscas por uma pessoa desaparecida no interior de Içara, no Rio Urussanga. O animal submergiu e não retornou à superfície.

Imagem relacionada

Em meio ao sentimento de tristeza, uma boa notícia. O Subcomandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Charles Alexandre Vieira, anunciou que um novo filhote de labrador será deslocado dos Estados Unidos para ser treinado pelo Soldado Rangel, em reconhecimento ao excelente trabalho prestado pelo bombeiro e cinotécnico.

Resultado de imagem para Cão bombeiro  é enterrado

O cão ficou nacionalmente conhecido por participar das buscas em Brumadinho-MG.

Entre as homenagens recebidas, Barney foi lembrado pela soldado BM Andreza, veterinária da instituição, que o acompanhou desde filhote, como um excelente cão, amigável, alegre e brincalhão. “Eles já vem prontos, cheio de amor. Nós aprendemos muito com os cães”, declarou a Sd BM Andreza.

A cerimônia contou com a presença dos familiares do Soldado Rangel, além de parceiros na atividade de cinotecnia, cães de busca, Bombeiros Militares e imprensa.

Entre os trabalhos realizados pelo cão, está as buscas feitas na tragédia de Brumadinho, em fevereiro deste ano.

4 comentários em “Com honras! Cão-bombeiro Barney é cremado em SC

  • 7 de maio de 2019 em 11:22
    Permalink

    Linda homenagem ao bravo Barney! Todos os cães deveriam receber dos humanos o mesmo carinho! Eu o vi várias vezes no resgate em Brumadinho MG, e me emocionei muito! Amo os animais e sofro quando vejo maus tratos! Vá em paz Barney, você cumpriu com louvor sua tarefa e por ela deu a sua vida! No plano espiritual também há uma tarefa lhe esperando! Afinal a Vida continua! Ao seu dono, treinador, amigo receba meus sentimentos e meu abraço fraterno!

    Resposta
    • 7 de maio de 2019 em 22:17
      Permalink

      Que esse cão herói esteja no céu por ter ajudado tantos humanos… Que eles seja recompensado com muito amor lá em cima!

      Resposta
    • 8 de maio de 2019 em 13:11
      Permalink

      Barney que você seja muito feliz no Plano Espiritual, aqui na Terra você cumpriu o que foi lhe dado. Fique com Deus amigo, e quando você retornar a Terra, que você seja feliz e tenha numa família muito abençoada.

      Resposta
  • 18 de maio de 2019 em 15:29
    Permalink

    Sem palavras. O que foi dito aqui me ajudou demais, sério, conteúdo gratuito e de qualidade, muito obrigado por todas estas informações, vocês querendo ou não… estão salvando vidas, parabéns!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *