Fotógrafo capta os últimos momentos emocionantes entre animais de estimação e seus donos

Quem já teve um animal de estimação sabe que a hora de se despedir deles é dolorosa, e representa a perda de um membro da família que esteve por perto nas alegrias e nas tristezas dos últimos anos.

Ross Taylor é professor assistente na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que trabalhou como fotojornalista por mais de 20 anos.

Durante esse período, suas imagens capturaram a dura realidade da vida em algumas das condições mais adversas do mundo e, muitas vezes, concentradas em questões sociais relacionadas ou como resultado direto de eventos traumáticos. “A minha esperança é que esse trabalho documental ajude a desenvolver a empatia em relação aos outros, fornecendo mais informações sobre as condições que algumas pessoas compartilham”, disse Taylor ao portal BuzzFeed News.

Fotógrafo capta os últimos momentos emocionantes entre animais de estimação e seus donos

Apesar do momento triste, foi tentando enfatizar os fortes laços e a empatia entre os humanos e seus animaizinhos que o fotógrafo norte-americano Ross Taylor lançou a série de retratos Last Moments (“últimos momentos”, em tradução livre).

Fotógrafo capta os últimos momentos emocionantes entre animais de estimação e seus donos

Com a orientação de veterinários licenciados, Taylor teve acesso para capturar os emocionantes momentos finais entre os donos e seus animais de estimação. As imagens resultantes são uma representação sincera e respeitosa dos laços inegáveis ​​entre os humanos e seus companheiros animais.

Taylor, que tem um negócio próprio de fotografia e também é professor na Universidade Colorado Boulder, trabalha há 20 anos vendendo suas fotos para veículos de comunicação de todo o mundo. 

Ao longo da carreira, ele já viajou para regiões de conflito e registrou pessoas em situações extremas em países como Haiti, Iraque e Afeganistão. Ele também é dono da plataforma Image Deconstructed (“imagem descontruída”, em inglês), que é feito em colaboração com outros fotógrafos e tenta descrever de forma técnica justamente o foco emocional das imagens.

last moments (Foto: Ross Taylor)

Agora, seu foco nos animais retrata um outro tipo de situação extrema, mostrando o quanto é difícil o processo de perder um animalzinho.

“O foco do Last Moments é, em parte, ajudar aqueles que estão passando por esse processo a saber que eles não estão sozinhos, que seu luto não deve ser ignorado ou minimizado pelos outros”, disse Taylor em entrevista ao BuzzFeed News.

last moments (Foto: Ross Taylor)

Taylor fotografou famílias que escolheram fazer um processo de eutanásia assistido por veterinários e feito em casa, para que o animal não precisasse passar pelo procedimento em uma clínica.

A decisão dos donos por sacrificar os animais vem do fato de os bichinhos estarem com doenças em estágios incuráveis e que os faziam sentir muita dor.

last moments (Foto: Ross Taylor)

Para concretizar o projeto, Taylor entrou em contato com clínicas veterinárias e teve a permissão dos donos dos animais para fotografar os momentos de despedida.

“Eu espero que as pessoas nunca digam a alguém, depois de perder um animalzinho, ‘ah, é só um cachorro’, ‘ah, é só um gato. Você pode arrumar outro’”, diz. É crucial reconhecer, e respeitar, a dor que vem junto”, disse o fotógrafo ao BuzzFeed. “Espero que, no fim, isso ajude a construir empatia em relação ao outro.”

Fotos: Ross Taylor

4 comentários em “Fotógrafo capta os últimos momentos emocionantes entre animais de estimação e seus donos

  • 8 de fevereiro de 2019 em 11:34
    Permalink

    Eu compartilho esse momento tão doloroso, hora de dizer adeus quem ti amou tanto

    Resposta
  • 8 de fevereiro de 2019 em 13:04
    Permalink

    E Realmente é muito doloroso perder um ser que é da família que todas as horas qdo chegamos do trabalho sempre está querendo nos agradar e tira o nosso cansaço de um Dia pesado pois eu tive 2experiência e sei como dói de não velos mais…

    Resposta
  • 8 de fevereiro de 2019 em 17:53
    Permalink

    A dor é intensa, é como se arrancasse um pedaço de seu coração!

    Resposta
  • 8 de fevereiro de 2019 em 18:26
    Permalink

    Eu sei muito bem como é perder um animal de estimação.Pois já perdi vários.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *