É fundamental manter a higiene básica para preservação da saúde dos animais


Os cães também precisam de cuidados com sua higiene, apesar de serem animais muito bagunceiros, e na maioria das vezes se sujarem com facilidade, muitos pontos da higiene (não só o banho!) são importantes para seu bem-estar.

Podemos começar com a escovação em sua pelagem. Deve ocorrer sempre após secá-los do banho, ou em outros momentos oportunos. Além de manter a aparência de seu cachorro muito boa, faz com que se aproxime do cão e repare mais em sua pele e pelos, tornando mais fácil encontrar pulgas, sujeiras, machucados, inchaços e qualquer coisa indesejada que precise de atenção. Para cães de pelo grande, podem ocorrer alguns nós em seus pelos, caso seja impossível desembaraçar, recomendamos que corte para evitar o acúmulo de sujeira.

Algumas escovas são diferentes das outras, em questão de tamanho, grossura e distância de seus dentes ou hastes. É importante verificar com seu veterinário qual o melhor tipo para usar com seu cão.

Para os cachorros mais gordinhos e “pelancudos” (como Bulldog Inglês, Pug, Bulldog Francês, Bloodhound) é necessário ter atenção com o acúmulo de sujeiras nas ”dobrinhas” de seu rosto! Muitas vezes não damos o devido cuidado a isso, mas além de causar mau cheiro, podem gerar assaduras, coceiras e incomodo para seu cão. Para limpeza, recomendamos a utilização de soro fisiológico com auxílio de um algodão, agora caso já esteja assado, dependendo do cão utilizamos a pasta d’água, mas é importante verificar com o veterinário como tratar cada caso.

As unhas dos cães são cruciais para seu bem estar. Quando estão compridas demais, além de ficar raspando no chão e poder causar problemas de articulação para as patas do cachorro, ela também pode enroscar em tapetes, carpetes, almofadas ou outros objetos próximos ao chão, fazendo que o cão escorregue ou até se lesione de forma mais séria com isso.

Para cortar as unhas é necessário muita atenção, pois é perigoso acertar alguma veia sanguínea do cão, causando sangramento. O corte deve ser feito sempre de forma breve, e atento ao limite da unha, onde ela fica mais escura próxima ao dedo. Alguns cães tem a unha preta, dificultando nossa visualização sobre esse limite. Sempre importante avaliar previamente com seu veterinário a forma e tamanho correto para o seu cão.

Por último, e não menos importante, podemos considerar a higiene bucal, ou seja, a escovação dental dos cães. Muitas pessoas deixam de fazer, pois não tem noção da necessidade, ou até sabem, mas não conseguem fazer porque o cão fica inseguro e acaba não deixando terminar a escovação. Ela deve ser feita com pasta e escova adequada para cães, nunca com de humanos! Para facilitar, pegue seu cão em momentos que ele esteja relaxado, e já com as energias gastas, como por exemplo, após uma refeição.

Alguns médicos veterinários recomendam a escovação diária, outros podem receitar uma escovação três ou duas vezes por semana, portanto é importante avaliar a saúde bucal do seu cão antes de incluir este hábito em sua rotina.

Existem outras coisas importantes quanto à higiene e saúde do cão, como sua tosa, vacinação, peso, e entre outros… para todos estes, e também os que citamos acima, é importante sempre avaliar previamente com seu veterinário, ele poderá dizer melhor a necessidade de cada cão em cada momento, além de apontar o que está crítico, para mais atenção e cuidado. O mais importante é estarmos conscientes de que nossos cães também precisam de cuidados com sua higiene, e não apenas por aspectos estéticos, e sim para manter sua saúde.

Qual Sua Reação? :O

Ruim Ruim
0
Ruim
Fofo Fofo
0
Fofo
Nerd Nerd
0
Nerd
LOL LOL
0
LOL
Amei Amei
0
Amei
Omg Omg
0
Omg
Triste Triste
0
Triste
Assustador Assustador
0
Assustador
Wtf Wtf
0
Wtf
Paulo do Amaral

Jornalista fundador do Vida Pet News - O Portal Capixaba de noticias dos animais - https://www.facebook.com/VidaPetNews

Comments 0

É fundamental manter a higiene básica para preservação da saúde dos animais