Prefeitura de Ubatuba (SP) entrega castramóvel

O município de Ubatuba já recebeu a unidade do ‘castramóvel’, um veículo devidamente equipado para a realização de cirurgias de castração em cães e gatos. A estimativa da prefeitura é de que a unidade móvel possa ser utilizada em aproximadamente um mês e meio.

O veículo foi entregue pelo prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, no dia 1º de março, no Calçadão do Centro. A unidade conta com mesa cirúrgica, mesa de apoio, armários, gaiola para oito animais, caixa d’água, sistema elétrico e hidráulico, ar condicionado e toldo, entre outros itens.

O equipamento foi obtido após mais de um ano de articulação impulsionada em parceria entre organizações protetoras de animais e os poderes legislativo e executivo. O prefeito agradeceu aos protetores e entidades em prol dos animais, os vereadores Rochinha do Basquete (PTB) e Osmar (PSD), ao deputado federal Ricardo Izar (PTB), autor da emenda que destinou recursos para o castramóvel, bem como a equipe da secretaria de Saúde.

De acordo com a prefeitura, os próximos passos para o funcionamento do castramóvel são a montagem da equipe com veterinário e auxiliar, a aquisição de materiais, como instrumentos cirúrgicos, anestésicos e outros medicamentos, e a liberação da documentação para uso.

Ainda, segundo a prefeitura, a Vigilância em Saúde encerrou na sexta-feira o primeiro cadastro de 2019 para castração de animais. Um total de 978 gatos e cães, machos e fêmeas, foram inscritos. Os 150 primeiros animais já começam a ser castrados neste mês pelas clínicas credenciadas e já há castrações agendadas até julho.

O castramóvel reforçará o trabalho de castração no município, principalmente na região Norte, que é a que tem mais dificuldade de acesso a esse serviço, informou a prefeitura.

Fonte: Costa Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *