Projeto ‘Padrinho de Fim de Semana’ aproxima cães de possíveis donos em Santos

A Coordenadoria de Proteção à Vida Animal de Santos (Codevida) começou 2019 com o projeto “Padrinho de Fim de Semana” a todo vapor. Só em janeiro, dois cães foram adotados através da ideia que, de forma despretensiosa, pode ganhar o coração dos humanos que ainda estão em dúvida sobre ter ou não a companhia de um cão.

De acordo com Flavia Barros Feitosa, chefe de abrigo da Codevida, muita gente têm vontade de adotar um bichinho, mas como trabalha fora ou tem diversos compromissos, fica em dúvida sobre como o cachorro vai se adaptar. É esse dilema que a ação pode ajudar a resolver.

Durante o período que o cachorro fica com a pessoa – que vai de sexta a segunda-feira-, ela pode observar o comportamento do animal, os hábitos, e se apegar. Nessa hora, se o coração decidir, a adoção acontece. Mas, caso a pessoa não possa ficar com o animal, não tem problema. A intenção é apenas proporcionar dias mais divertidos aos cães que moram no abrigo.

“A ideia é legal, principalmente, porque dá oportunidade aos cães adultos que estão aqui há anos de finalmente serem adotados”, explica Flavia.
Ainda hoje a procura maior é por filhotes, o que   deixa cada vez mais longe a chance dos velhinhos terem um lar. Dos 110 animais abrigados na coordenadoria, a maioria é idosa e nunca foi adotada.

“No último final de semana fizemos uma feira só de cães adultos e nem um foi adotado”.

Vale lembrar que os cachorros maduros já passaram pela fase de roer objetos, sabem onde fazer as necessidades, e são mais sossegados, ou seja, geralmente
dão menos trabalho que um filhote, mas correspondem com o mesmo amor e companhia dos ainda pequenos.

Para participar do projeto é necessário passar por uma entrevista, levar RG, CPF e comprovante de residência. O padrinho ou madrinha pode escolher o animal que mais lhe interessar e devolvê-lo na segunda. A Codevida fica na Av. Francisco Manoel – Jabaquara, s/nº.

Passeios

É possível também ser voluntário e levar os cachorros para passear durante a semana. Interessados devem ir ao local, de segunda a sexta-feira, das 13 às 16h, para entrevista. Cada pessoa poderá levar um animal por vez. Já os gatos podem receber visitas nas baias através do projeto Aconchego Felino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *