Thor, o cão-herói que ajuda no resgate em Brumadinho, recebe homenagem

O cão Thor esteve em Brumadinho, Minas Gerais, ajudando no resgate das vítimas afetadas pelo rompimento da barragem da Vale. O animal, que participou também de buscas do desastre semelhante em Mariana, já encontrou diversas pessoas na lama, a maioria sem vida.

Thor, um cachorro da raça Border Collie, de 5 anos, é um grande aliado do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O pet já salvou muitas vidas em seus trabalhos de busca e tem ajudado a encontrar vítimas do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. E ele é apenas uma figura para representar outros cães que auxiliam, diariamente, na busca de vítimas de diversas tragédias.

Pela sua atuação, o cachorro recebeu uma homenagem em um post do Instagram do SPInvisível, que está na cidade mineira colhendo depoimentos para o projeto #BrumadinhoInvisível.

“Esse cão aqui já foi para várias missões comigo. Já esteve em Mariana, Herculano, Sardoá. O Thor trabalha muito comigo. Em um único dia já fomos lá no pontilhão e perto do ônibus. Lugares de acessos muito difíceis”, contou o sargento Leonardo Costa ao homenagear o trabalho do animal, em coletiva realizada em Brumadinho. Os dois estão juntos há seis meses.

Ao todo, mais de 20 cães trabalham na busca de vítimas após o rompimento da barragem da Vale, ocorrido no dia 25. Segundo o militar, existe um revezamento realizado entre os animais, já que eles precisam descansar. Então, no dia de folga, os cães recebem todo o suporte de veterinária, suplementação alimentar e limpeza, o que ajuda muito no seu bom desempenho.

Divulgação/CBMG

Thor trabalha desde o primeiro dia de buscas e já encontrou quatro corpos. “Por ser um cão de dupla função, ele já encontrou diversas pessoas vivas em outros trabalhos. E em Brumadinho já achou muitos corpos de baixo dessa lama toda”, afirma o sargento. O socorrista ainda ressalta que todas as equipes de cães do Brasil estão trabalhando duro e fazendo cada um o seu melhor.

Instagram

O trabalho dos cães em Brumadinho chamou tanta atenção que foi parar em um post na página SP Invisível no Instagram. Por lá, Thor ganhou destaque como representante dos animais que auxiliam no resgate de vítimas diversas, em acidentes e tragédias como a das barragens da Vale. Em dois dias, a publicação já foi curtida mais de 20 mil vezes e também conta com centenas de comentários, a maioria deles elogiosos. Veja abaixo!

“Eu sou o sargento Leonardo, esse aqui é o Thor. O Thor tem cinco anos e tá trabalhando muito, já encontrou um monte de vítimas por aí debaixo dessa lama. Agora ele vai descansar, tomar um suplemento vitamínico que os médicos veterinários vão passar pra ele e amanhã volta a trabalhar. Eu já perdi a conta de quantas pessoas ele achou já. Infelizmente, poucas vivas. Esse cão aqui já foi para varias missões comigo. Já esteve em Mariana, Herculano, Sardoá. O Thor trabalha muito comigo. Só hoje já fomos lá no pontilhão e perto do ônibus. Lugares de acessos muito difíceis”, diz a publicação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *