Tutor leva bandeira e foto de Jacó a competição internacional, faz manifesto e homenageia cão atropelado em praia

Às vésperas de embarcar rumo a um dos principais dog shows do mundo, o border collie Jacó, 9, foi à praia com a família, como fazia normalmente. Mas acabou  atropelado na areia de Porto das Dunas, em Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, por um veículo em alta velocidade.

A participação do cão no Crufts, no entanto, não foi esquecida. O tutor e treinador Vladinir Maciel decidiu manter o plano de ir ao evento, em Birmingham, na Inglaterra. Com bandeira do Brasil e a foto de Jacó, ele seguiu o percurso previsto e, ao lado da família/equipe, aproveitou para fazer um manifesto e chamar a atenção para o caso, além de prestar uma homenagem a seu amigão de quatro patas.

O atropelamento foi intencional, afirma Vladinir. Segundo ele, em 23 de fevereiro, uma picape alterou o trajeto e atingiu Jacó, que chegou a ser levado a um veterinário, mas não resistiu. Um boletim de ocorrência foi registrado, mas ainda não há informações sobre o motorista.

Jacó representaria o Brasil na categoria freestyle. Seria a primeira vez de um cão brasileiro nessa modalidade, afirma o tutor.

Antes de chegar a Birmingham, Vladinir desembarcou em Paris. Seria assim com Jacó. Dali, alugariam um carro para ir até a Inglaterra.

Na capital francesa, com a torre Eiffel ao fundo, Vladinir e o filho fizeram um manifesto para chamar a atenção para o caso. Com placas escritas em inglês e traduzidas em vídeo publicado em rede social, eles pedem fim aos maus-tratos contra animais. “Meu cão é minha família”, diz um dos cartazes.

Ao blog Vladinir afirma que a intenção é alertar o mundo, fazer a denúncia é pressionar o Brasil a ter leis mais duras. “As pessoas acabam se acostumando que essa situação que aconteceu conosco é comum”. Ele diz que agora atuará para que carros sejam proibidos em praias.

https://www.instagram.com/p/BuozwVQnokv/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_video_watch_again

Esperto e habilidoso, Jacó era chamado de o cão mais adestrado do país, segundo o tutor. Participou de comercial, clipe, evento e competição. E era tratado como um filho.

“Jacó é meu filho. Jacó era um amigo, um parceiro, muito leal, como todo mundo que tem cachorro sabe disso. Era um cachorro diferenciado. Todo cachorro é especial para seu tutor, mas Jacó era diferenciado”, disse emocionado.

CRUFTS

O Crufts é considerado o maior e um dos mais importantes eventos caninos do mundo. Nesta 128ª edição, mais de 20 mil cães, de 220 raças e 44 países, além do Reino Unido, competem em diferentes categorias. As provas começaram dia 7 e terminam neste domingo (10).

https://www.instagram.com/p/BuxakeqhGfw/?utm_source=ig_embed

Jacó se apresentaria no sábado (9). Nesse dia, Vladimir mostrou em lives no Instagram como seria se seu cachorro estivesse ali. Ganhou apoio de outros competidores, um cartão assinado por eles como forma de homenagem e foi convidado para a foto oficial.

Uma caminhada para lembrar a morte de Jacó e cobrar punição para crimes contra animais está marcada para a tarde deste domingo em Fortaleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *