Você já teve água nos ouvidos enquanto nadava ou tomava banho? Não é uma sensação agradável, e a experiência não é diferente para o seu cão.
A pressão e o borbulhar não são apenas irritantes, eles podem causar infecções de ouvido do seu cão se você não drenar a água. Não só deixa os cães desconfortáveis, mas também prepara o terreno para infecções fúngicas e bacterianas dolorosas.
Como saber se há água nos ouvidos do seu cão?
Seu cachorro pode mostrar sinais de água nos ouvidos depois de nadar ou se cuidar.
Quando um cão sacode a pelagem depois de estar na água, o movimento encharcado e agitado geralmente faz com que a água se dissipe. No entanto, se você ainda ver seu cão incomodado com água em seu corpo, observe os seguintes sinais:
- Balançar a cabeça, coçando ou esfregando as orelhas
- Mau cheiro
- Corrimento descolorido
- Seu cão reagindo com dor quando você toca suas orelhas
O que há de errado com água nas orelhas dos cães?
Quando um mentor não sabe como tirar água da orelha de um cachorro e acabar molhando a área, é provável que ele perceba um cachorro com orelhas inflamadas alguns dias depois.
Isso acontece porque o local já está quente e, quando fica molhado, acaba se tornando adequado para o crescimento microbiano. Deste modo, fungos e bactérias se multiplicam e podem levar a um processo infeccioso.
No momento em que isso acontece, o cão sofre do que é conhecido como infecção no ouvido. Por isso, é ideal evitar que a água caia para que o pet não fique doente.
Como essa água entra no ouvido?
Muitos cães gostam de nadar, como Golden retrievers e labradores, mas ficam com água nos ouvidos no processo.
O mesmo vale para outras atividades, como quando você acidentalmente coloca água nas orelhas do seu cachorro ao dar banho nele, ou seu cachorro está brincando com o aspersor com as crianças.
As orelhas do seu cão são projetadas para dificultar a saída da água por conta própria.
Cães com orelhas caídas, como Golden retrievers, são especialmente difíceis porque suas orelhas geralmente dobram sobre os canais auditivos, prendendo a água neles.
Se você suspeitar que seu cão tem uma infecção no ouvido, entre em contato com seu veterinário o mais rápido possível.
Passos para remover a água das orelhas do seu cão

Embora os canais auditivos dos cães sejam mais longos e mais curvos que os nossos, não é seguro usar cotonetes para limpar os ouvidos. Usar um cotonete em um filhote pode danificar o tímpano ou o canal auditivo.
Um dos mais populares é o kit de secagem e limpeza de ouvidos do veterinário. O kit inclui um limpador de orelha de cachorro adequado e uma solução de secagem da orelha.
Além disso, você pode comprar soluções de secagem em lojas de animais que são projetadas especificamente para ajudar a secar a umidade nos ouvidos.
Discuta com o seu veterinário o melhor kit para o seu cão
Se você já possui o kit, mas não sabe como usá-lo, coloque uma pequena quantidade de limpador nos ouvidos, massageie a base e deixe o produto fazer o resto. Se o seu cão balança a cabeça quando o limpador de orelha está nele, não se preocupe, ele ainda está fazendo seu trabalho.
Se você não tem o kit e não tem dinheiro para comprá-lo, confira outras soluções. Os recomendados são:
- Pegue um pedaço de algodão seco e limpo;
- Seque as orelhas peludas com muito cuidado, usando os dedos para colar o algodão na área que você toca, não use força;
- Se estiver muito úmido e o local não estiver seco, substitua o algodão;
- Repita o processo na outra orelha
Embora alguma água que caiu no ouvido possa ser removida, é provável que alguma água tenha caído no canal auditivo. Mas saiba que em casa, você não vai conseguir retirar.
Ligue para o seu veterinário se as limpezas regulares para remover detritos do fundo do canal auditivo não foram sanadas, ou se você acha que seu cão tem uma infecção no ouvido (infecções de ouvido causadas por fungos ou bactérias requerem medicação).
Como evitar que a água entre nos ouvidos
Você pode evitar que a água entre nos ouvidos do seu cachorro bloqueando os canais auditivos externos com uma grande bola de algodão antes da natação ou da hora do banho. Só não se esqueça de tirar o algodão depois que o animal sair da água.
Se você quiser dar banho no seu cão sem entrar água nos ouvidos, evite borrifar água perto das orelhas e use um pano em volta da cabeça. Se o seu cão vai nadar todos os dias e nunca teve problemas com os ouvidos, não há necessidade de mudar os seus hábitos.
Mas para cães com infecções de ouvido após nadar ou tomar banho, use um pano de algodão macio ou uma bola de algodão para secar o canal auditivo sempre que possível.
Quando se deve chamar o veterinário?
Embora limpar as orelhas do seu cão seja uma coisa boa, você não deve limpar as orelhas dele se suspeitar que há uma infecção no ouvido.
Se perceber qualquer alteração na saúde de seu pet, consulte um especialista autorizado para que possa ajudar você a resolver o problema da melhor forma possível.
Sempre consulte seu veterinário antes de mudar a dieta, medicamentos ou hábitos de atividade física do seu animal de estimação. Este artigo não substitui a opinião de um veterinário.