Vida Pet News
Sem resultados
Ver todos os resultados
Vida Pet News
Sem resultados
Ver todos os resultados

Início » Gatos » Comportamento » Por que gato amassa pãozinho? Veja a razão de ‘afofar’ tudo

Por que gato amassa pãozinho? Veja a razão de ‘afofar’ tudo

por Redação
29 de janeiro de 2022

Você provavelmente já observou quando seu gatinho começa a amassar as próprias patas da frente antes de deitar, brincar ou fazer um movimento mais forte. Alguns especialistas chamam esta atitude de “amassar o pãozinho”. Mas, por que o gato amassa o pão? Existe algum motivo para isso?

Tópicos ocultar
1 Por que o gato amassa pão?
1.1 Primeira teoria: amassar, um instinto desde o nascimento
1.2 Segunda teoria: o felino reproduz um comportamento ancestral
1.3 Terceira teoria: o gato amassa para marcar seu território
1.4 Quarta teoria: a expressão do bem-estar
1.5 Quinta teoria: a dança do amor
2 Como evitar que o gato amassador destrua sua casa?
2.1 Proteja seu ambiente
2.2 Diga não a ele
2.3 Evite produtos químicos
2.4 Evite feridas e pequenos arranhões
3 Conclusão

Por que o gato amassa pão?

Para explicar esse comportamento dos felinos que não é relacionado ao gato estar assustado, especialistas apresentam várias teorias, que podem fazer sentido, entre elas podemos destacar:

Primeira teoria: amassar, um instinto desde o nascimento

Ao nascer, o gatinho deve aprender a expelir o leite do corpo da mãe. Para fazer isso, apenas uma solução: amassar a barriga da mãe.

Graças a esta massagem, o pequeno felino estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias de sua progenitora.

Um gatinho não desmamado – ou seja, separado da mãe menos de oito semanas após o nascimento – tenderá, portanto, a reproduzir esse gesto tranquilizador associado à amamentação, mesmo depois de adulto.

Esta teoria relacionada com o desmame do gato explica, aliás, o ronronar que ele faz enquanto amassa, é o sinal de uma sensação de conforto e bem-estar.

Assim, se o seu gato gosta de amassar sua barriga, é porque ele o identifica com sua mãe: é, portanto, um belo sinal de respeito e carinho!

Segunda teoria: o felino reproduz um comportamento ancestral 

Outros cientistas oferecem outra explicação sobre por que os gatos amassam o pão. Esta pode ser uma prática muito antiga, que remonta ao tempo anterior à domesticação deste animal.

Deixado por conta própria na natureza, ele precisou construir uma cama aconchegante para dormir – sua atividade favorita, mesmo naqueles dias.

Amassar sua “cama” permitiu que ele achatasse as ervas para criar um casulo confortável.

Essa teoria tem a vantagem de explicar por que nossos pequenos felinos às vezes soltam suas garras ao amassar: isso poderia ter permitido que eles afugentassem insetos e outras pragas de sua cama antes de dormir.

Terceira teoria: o gato amassa para marcar seu território

O gato é um animal que precisa de seu território. Esta descoberta levou alguns especialistas em felinos a formular outra explicação do porque o gato fica amassando com as patas.

Um gato que amassa um cobertor, por exemplo, libera feromônios por meio de pequenas glândulas localizadas entre suas garras.

Esses feromônios são depositados no objeto de amassar para marcar o território do gato. Uma forma de fazer com que outros animais da região entendam que esta é a casa dele!

Quarta teoria: a expressão do bem-estar

Outra interpretação do por que o gato amassa o pão está ligado ao bem-estar. Com este gesto, o gato elimina seu estresse, alonga seus músculos e os exercita para evitar que fiquem muito dormentes após a soneca.

A mistura representa, portanto, um momento de bem-estar e conforto para o seu animal: é sinal de que o seu gato não está infeliz.

Quinta teoria: a dança do amor

Como se não houvesse teorias suficientes para explicar o porquê os gatos afofam, alguns estão convencidos de que este gesto também pode constituir uma espécie de dança do amor.

As fêmeas de fato aumentam seu amassamento antes do período de cio. Esta pode ser uma mensagem para fazer os machos entenderem que já estão prontas para o acasalamento.

Como evitar que o gato amassador destrua sua casa?

Por mais fofo que pareça, a prática de amassar o pão pode rapidamente se tornar dolorosa para as pernas ou para a barriga, ou até mesmo catastrófica para suas almofadas e cobertores. Como evitar danos?

Proteja seu ambiente

Entenda que: o gato não se amassa com o desejo de machucá-lo ou destruir sua casa. É por isso que muitos especialistas desaconselham a proibição dessa prática. Portanto, é melhor tomar certas medidas preventivas como:

  • envolva suas almofadas com um cobertor ou capa protetora;
  • corte as garras do seu animal de estimação regularmente para limitar os danos;
  • Coloque sobre suas pernas e barriga, um cobertor que você não utiliza mais, assim o gato pode arranhar a vontade.

Diga não a ele

Se, apesar de tudo, o gato ainda causar muitos danos, você pode desencorajá-lo dizendo “um forte não” cada vez que fizer isso.

Tenha cuidado, certifique-se de repetir sua recusa sistematicamente, se você não fizer isso todas as vezes, seu gato não entenderá suas intenções. Especialmente porque, em sua cabeça, esse gesto é desprovido de qualquer malícia.

Evite produtos químicos

Um gato que amassa o pãozinho age por instinto, e é muito difícil quebrar esse hábito. É comum alguns veterinários, especialmente no Youtube, recomendarem o uso de certos produtos em forma de spray para inibir a ação do gato, a cada vez que este começa a amassar os objetos da casa.

Além de ser um ato infundado, não auxilia em nada e só irá deixar seu gato mais estressado. Portanto, não é recomendável usar produtos químicos ou spray de água para repreendê-lo.

Evite feridas e pequenos arranhões

Um gato que amassa a gente só causa incômodo quando suas garras são muito afiadas. Este é frequentemente o caso de gatos que vivem em apartamentos.

Para limitar os danos, você pode, portanto, cortar as pontas das garras do seu animal. Os arranhadores são objetos simples que você pode adquirir em um pet shop próximo a sua, eles são particularmente úteis para lixar e diminuir o atrito das garras do gato, considere instalar um ou dois em casa.

Conclusão

O por que o gato amassa o pão pode ser explicado de diferentes maneiras. O motivo mais comum é que ele expressa seu bem-estar ou busca tranquilidade durante uma fase estressante.

Um gato também pode adotar esse gesto para marcar seu território, ou simplesmente para chamar sua atenção.

Um gato que amassa muito violentamente pode causar transtornos na casa. A solução mais simples é entender sua atitude ou oferecer-lhe arranhadores.

CompartilharTwittarWhats

Posts Relacionados

Gato transmite raiva pelas unhas? Saiba o que pode acontecer
Gatos

Gato transmite raiva pelas unhas? Saiba o que pode acontecer

1 de fevereiro de 2022
Gato Assustado: O que fazer quando acontece do nada? Veja!
Comportamento

Gato Assustado: O que fazer quando acontece do nada? Veja!

26 de janeiro de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos

Água no ouvido do Cachorro: Como tirar, sintomas e cuidados
Cachorros

Água no ouvido do Cachorro: Como tirar, sintomas e cuidados

3 meses atrás
Gato transmite raiva pelas unhas? Saiba o que pode acontecer
Gatos

Gato transmite raiva pelas unhas? Saiba o que pode acontecer

4 meses atrás
Por que gato amassa pãozinho? Veja a razão de ‘afofar’ tudo
Comportamento

Por que gato amassa pãozinho? Veja a razão de ‘afofar’ tudo

4 meses atrás
Gato Assustado: O que fazer quando acontece do nada? Veja!
Comportamento

Gato Assustado: O que fazer quando acontece do nada? Veja!

4 meses atrás

© 2022 Vida Pet News - Todos os direitos reservados.

  • Sobre
  • Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Gatos
  • Cachorros